A Educação que ainda é Possível. Ensaios sobre a cultura para a educação. (José Gimeno Sacristán)

image

Editor: Porto Editora

Ano de Edição/ Reimpressão: 2008

 

Sinopse

Se a educação ainda é possível, num mundo que tanto espera dela, e quando há tantos descontentes que se esforçam para nos mostrarem a sua deterioração, é porque acreditamos na possibilidade de a redescobrirmos. Não vemos o seu futuro diluído entre um olhar retrospectivo para o seu passado – imaginado agora como glorioso, embora nunca o tenha sido –, a fragmentação do mercado e a aposta em entendê-la como uma chave para entrar no mundo das imprecisas sociedades da informação.
Um novo contexto social e cultural faz-nos ver claramente que as instituições escolares não estão sozinhas. Não queremos, pois, que funcionem como se estivessem e que tudo o resto siga as suas orientações, restituindo-lhes a sua centralidade.
Neste conjunto de ensaios, o autor analisa o comportamento desejável das práticas educativas, face aos desafios de um mundo em que a profundidade e a qualidade da formação constituem a medida do sentido e do real alcance da sociedade da informação. As suas análises dão-nos motivos para pensar uma educação racionalmente concebida e desenvolvida.
Para superar o desafio não temos de imaginar ou inventar quase nada que seja original, apenas recolher os traços e as formas do bom saber que, em maior ou menor escala, antes como agora, alguém já experimentou, isto é, apoiar-nos nas melhores tradições.

Fonte: Webbom